Quarta-feira, 4 de Fevereiro de 2009

Youtube, hi5, adolescentes e o futuro.

O Youtube é uma verdadeira caixinha de surpresas. Para lá das músicas e filmes caseiros, podemos descobrir coisas engraçadas ou chocantes.

Ontem, andei por esse site a ouvir músicas e não sei como cheguei aquele filme caseiro de miúdos de secundário e arrepie-me.

Na gravação era possível ver-se duas raparigas com idades entre os 15/16 anos. Uma delas gritava em bom tão ofensas à colega, batendo-lhe e ameaçando. A outra desgraçada não tinha forma como fugir, apenas se tentava desculpar. Por seu turno, os restantes colegas riam-se da cena e incentivavam a jovem a continuar a bater na colega.

Motivo? Alegadamente a jovem que estava a ser agredida teria enviado um comentário ou mensagem para o Hi5 do namorado da outra jovem. Apesar de afirmar que tinha feito o mesmo para todos os colegas de turma e não apenas para o tal rapaz, esta continuava a ser física e verbalmente agredida e humilhada pela colega, bem como por quem assistia. 

Não sei à quanto tempo fui colocada esta gravação, mas era possível ver-se noutras versões deste filme. Fiquei chocada com o que vi, ficando a pensar no que será a sociedade futuramente.

Hoje em dia, as crianças parecem vir desprovidas de sentimentos, valores e respeito pelos seus semelhantes. Olham para os outros como seres inferiores...

Quando sai da minha vila Minhota para a dita "grande cidade", notei grandes diferenças entre o ambiente em que cresci e o de aqui.

Olho para os miúdos e miúdas na rua e vejo-os a querem comportar-se como maiores. Crianças com 10/12 anos que agem como adolescentes de 16/17 anos.

 Fumam, vão para bares e discotecas até "às tantas da manhã", "bebem até cair para o lado", vestem-se e maquilham-se para parecerem mais velhas e perdem a virgindade cada vez mais cedo... Conheço casos de miúdas que perderem a virgindade muito cedo e, ainda adolescentes, engravidam só para agarrar os namorados!

Cada vez mais se dá valor ao materialismo em detrimento dos valores da amizade, amor, respeito, compaixão, etc. Preferem-se os telemóveis, os IPhones, os computadores de última geração... Imitam o que vêem na televisão e acreditam que aquilo será o mais certo... Fazem birras e exigem aos pais quem lhes comprem aquilo que desejam, o mais caros, o melhor. Descriminam e humilham os outros por serem diferentes (gordos, feios, magros, velhos, pretos, deficientes...), por serem "especiais", como gosto de lhes chamar.

E de quem será a culpa? Da televisão? Dos pais? Das "modernizes"? Ou da sociedade em geral?

Tenho medo do que o futuro reservará a esta nova geração que se irá formar...

Felizmente nem todos são assim e ainda é possível encontrar-mos crianças que "escapam".

Hoje estou: com medo.
Estou a ouvir: The Fray : how to save a life
Escrito por DesabafosDaMinhaAlma às 20:40
link do post | desabafar | favorito
7 comentários:
De Ilusão de Óptica a 4 de Fevereiro de 2009 às 22:38
Conheço muitas raparigas com 13, 14 anos que saem até de manhã, raparigas com 13 que perderam a virgindade com um qualquer, pais que acham normal a filha de 16 anos levar os amigos todos lá para casa e fazerem "festas com produtos ilicitos" =/ Uma ex colega minha (da primária) engravidou aos 12 e teve um filho aos 13 e...o pai achava super bem e apoiou-a sempre (porque a rapariga vivia com a mãe e assim o pai deixaria de pagar pensão de alimentos).

Sou adolescente e tenho a certeza que há coisas que eu não me quero ligar (por exemplo, ganza), mas também acho que tenho liberdade a menos. Porém, sei que para mim é muito melhor não sair á noite quase nunca, do que ter toda a liberdade do Mundo, de modo a que me permitisse cometer enormes loucuras.

Na minha opinião, a culpa é dos pais e da sociedade que acha cada vez mais banal as atitudes de muitas adolescentes. E também de alguns adolescentes que não sabem ter sentido critico e saber destinguir as boas das más companhias. O que eu acho é que temos um grave problema pela frente =/

Beijinhos, belo texto!
De lets a 8 de Fevereiro de 2009 às 20:14
Na verdade concordo contigo, também vi esse video, e a verdade é que muitos problemas são devidos a quererem ser maiores.
Gostei do blog.
Beijinho
De O Diário da Joana a 9 de Fevereiro de 2009 às 09:05
O teu apoio ajuda.me... e se sorrires eu tambem sorrio...
Força, tambem... e nunca desistas...
De Sou eu a 11 de Fevereiro de 2009 às 01:09
olá coisa boa

sabes bem como são as crianças de hoje em dia... eu já disse e repito "ao lado de uma miúda de 14 anos, sou eu que os tenho" elas maquilham-se, usam saltos, altas decotes, minisaias ... e eu aqui de gola alta com 4 camisola por baixo e um kispo bem quentinho... loool

elas passam por nós todas engalinhadas, de nariz empinado e cigarro na mão , como se fossem alguma coisa... depois, engravidam com 14 anos (como o caso da P. e agora de uma amiga do Santos, e para os pais é na boa) olha eu... tenho 20 anos e se engravidasse o meu pai metia-me era fora de casa...

andar à chapada porque escreveu um comentário no hi5 do namorado por favor , se não querem comentários não criem hi5 , tão à espera de que? se metem lá fotos é para as pessoas verem e comentarem... por favor !! Crianças... depois entramos noutro ponto, "confiança!" não há? bem...

sabes de quem é a culpa?? dos belissimos morangos com açucar...

tambem não vou discutir isso num comentário do teu blog... loool !! até porque os caracteres são limitados... eheheh
De Estrela a 13 de Fevereiro de 2009 às 16:25
passa no meu cantinho tenho lá 1 desafio para ti :)
De Rui Torre a 20 de Fevereiro de 2009 às 14:03
Acho que o mal não afecta só as crianças.. Infelizmente aprendi a custo próprio que, ao contrario do que pensava há uns anos atrás, não existe apenas pessoas com feitios diferentes, e sim, existem mesmo pessoas más de raiz!

Pessoas que magoam, tentam destruir, são gananciosas, querem apenas que lhes dê... materialismo, consumo, eu, eu, eu!

Bem melhor um presente que um beijo porque um beijo nao se pode pôr numa estante ou num armário nem ouvir musica com ele ou navegar na web.

Quantos presentes serão precisos para encher um coração?? Todos do mundo não chegam!

Um dia espero encontrar alguém a quem um beijo seja o suficiente para fazer feliz e encher o coração daquilo que estou disposto a dar... amizade, carinho e amor!

Concordo com a tua visão do futuro e tal como tu sinto-me com medo mas também triste pois talvez por também ser de Barcelos, fui educado com outros valores bem maiores que um "presente".
De DesabafosDaMinhaAlma a 24 de Fevereiro de 2009 às 23:45
Gostei muito do teu cometário e não tenho mais nada a acrescentar.
Gostaria apenas de dizer que não sou de Barcelos. Sim, vivi cerca de dois anos nesta bela cidade, mas depois fui obrigada a trocar-la por uma vilita bem mais a norte, também ela com rio.
Um beijinho e um muito obrigada pelos comentários carinhosos e de apoio deixados. :)

Comentar post

.Os prémios.

.Quem desabafa?

.Maio 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
15
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Desabafos recentes

. Um até já!

. ...

. Apresentação.

. Que ódio!

. O PC e a internet.

. A pikena (parte 2).

. Dupla face.

. Consegui?!

. Recordar.

. Esta minha vida...

. A pikena.

. E hoje acordei assim...

. Vá, curte com ele! (2)

. Vá, curte com ele!

. Arrependimento...

.Caixa de desabafos

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

.mais comentados

18 comentários
13 comentários
11 comentários
11 comentários
10 comentários
10 comentários
10 comentários
9 comentários
8 comentários
8 comentários
8 comentários

.As imagens

Todas as imagens aqui publicadas resultam de pesquisas realizadas em motores de busca, salvo excepções referidas. A imagem do cabeçalho é da autoria de Irisz Agocs em Artista Blog.

.Arquivado em

. todas as tags

.Pesquisar

 
RSS